Falar Bem é Falar Corretamente

Falar Bem é Falar Corretamente
Para se dar bem profissionalmente um dos requisitos imprescindíveis (pelo menos eu considero, mas, infelizmente algumas empresas não se preocupam muito com isso) é falar bem. Mais importante ainda, falar de forma correta.
Algumas pessoas têm o hábito de copiar expressões de políticos ou celebridades sem ter a menor noção de que são verdadeiros absurdos que desrespeitam nosso idioma. Portanto, se você é uma celebridade, cuidado na hora de falar para não dar mau exemplo.
Procure evitar o famoso gerúndio, um vício de centrais de tele atendimento. Exemplos:“Eu vou estar verificando a informação”.
O correto é: “Eu vou verificar a informação”.
Já ouvi pessoas, pasmem, de nível universitário dizer de forma insistente frases como: “Tem muito trabalho para mim fazer”. Quando o correto é: “... para eu fazer”.
Sempre que a frase for concluída com um verbo usa-se a primeira pessoa do singular, quando não, usa-se o “mim”. Exemplo: “Tem muito trabalho para mim”.
Ou se a palavra que conclui a frase não for um verbo pode-se dizer: “Há um conflito entre mim e a empresa”.
Algumas pessoas ainda confundem o uso das palavras mais e mas.
MAIS significa soma, adição. Exemplo: “Por favor, pegue o relatório de hoje mais duas cópias e entregue ao diretor”.
MAS é sinônimo de porém, entretanto. Exemplo: “Não posso ir ao trabalho hoje, mas, mandarei um substituto”.
Certas formas de falar possuem conotação pejorativa. Exemplo: “Neste estabelecimento aceitamos qualquer cartão de crédito”.
Neste caso a palavra “qualquer” causa a impressão de depreciação do referido cartão de crédito, como se o de um determinado cliente fosse melhor do que o de outro. Parece bobagem, mas algumas pessoas se ofendem com isso.
O melhor seria dizer algo como: “Aceitamos todos os cartões de crédito”. Desta forma a frase muda de sentido, dá uma impressão de status.
Expressões repetitivas como: tá, tipo assim, aí né, ok também causam má impressão e tiram a objetividade da locução.
Evite também o pleonasmo. Expressões do tipo: subir para cima, entrar para dentro, etc.
Gírias também não causam boa impressão no ambiente de trabalho, principalmente se for uma entrevista para decidir se você será admitido ou não.
Para falar bem e de forma correta procure ler bastante, ouvir bastante (com cuidado, pois, como foi dito acima, não significa que a frase esteja correta pelo fato de a pessoa ser importante) e se tiver dúvidas sobre determinadas palavras, não se acanhe de consultar um dicionário ou livros de ortografia e gramática.
Não fique se preocupando em ser eloqüente sem saber o que está falando, o mais importante é falar o português correto.
PS: Se eu escrevi algo errado, por favor, me corrijam.

208 comentários:

  1. quero aprender a falar bem sem criticar pessoas ou pelo menos deixar isso o menos explicito possivel ... vc pode me ajudar?
    e-mail:fabio55_@hotmail.com

    atenciosamente fabio.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de fala corretamente.
    vc pode me ajudar?
    bento-cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de falar bem as vezes tenho receio de falar com as pesoas.
    e-mail:caka_sil@yahoo.com.br
    msn: carla.sousasilva@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Para falar de forma correta basta ter o hábito de ler muito e sempre que encontrar alguma palavra que vocês não conhecem, anotá-la e consultar um dicionário e vejam também o link ao lado de Dicas de Português.

    ResponderExcluir
  5. gOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS PARA FALR CORRETAMENTE, USO MUITO A LINGUAGEM COLOQUIAL. sOU MINEIRA E APRESENTO MUITAS DIFICULDADES, POR FAVOR AGRADEÇO SE PUDER ENVIAR MAIS DICAS A MIM.
    flaviamsoares@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu Queria Recerber mais informações sobre as seguintes palavras:Porque,Porquê,Por que e Por quê,queria saber quando é correto usar essa palavras vocês podem me ajudar??de toda forma obrigado.

    j_mcmorais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola eu gostaria de aprender a falar corretamente ,,, vc pode me ajudar,,,pois é muito dificil,,,
    estou cansada de ser corrigida a todo momento,,,,obrigada
    vanessadohot@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá, Roberto.
    Estudo na Universidade do Estado do Amazonas e farei um trabalho sobre o uso do blog na aula de lingua portuguesa e gostaria de trocar idéias, se possível.

    tiagocauassa@hotmail.com

    :D
    obrigado as pessoas interessadas

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de falar corretamente para me dar bem nas entrevista de trabalho.
    email: dodydouglas@terra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom,

    Seu texto tem um tom muito preconceituoso, apesar de entender a sua intenção de tentar ajudar as pessoas que não utilizam o português padrão de forma correta, que cá entre nós, sabemos que é impossivel. O "forma correta" está diretamente ligada as pessoas de poder aquisitivo alto. Bom, fica um toque ai pra você.

    "Já ouvi pessoas, pasmem, de nível universitário dizer de forma insistente frases como: “Tem muito trabalho para mim fazer”. Quando o correto é: “... para eu fazer”.
    Sempre que a frase for concluída com um verbo usa-se a primeira pessoa do singular, quando não, usa-se o “mim”. Exemplo: “Tem muito trabalho para mim”."

    Frase: É complicado pra mim estudar.

    Como você explicaria essa frase, na qual está completamente bem empregada a sua estrutura o uso do "pra mim". Acho que tem que rever essa sua avaliação.

    Qualquer coisa, entre em contato.

    raf.nascimento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. gostaria que você me ajudasse a falar o poruguês correto.
    Você poderia me falar algumas dicas?
    Obrigada.


    e-mail:jessyca_crescencio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicasas
    elas me ajudaram muito!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as suas dicas, e quero aprender muito mais...me ajude!

    16/08/2009

    pimentel456@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ola,gostaria de mais dicas de como falar corretamente e sem inibição
    obrigada
    meu email: rosangela_dos_santos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ola eu gostaria de aprender a falar bem tenho dificuldade com a palavras como problema vc poderia me ajudar meu msn é luciana_ronqui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. oi bom dia!
    gostaria de fala corretamente.
    vc pode me ajudar?

    nara.contabil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Tenho muita dificuldade de falar palavras com ( L e R ).
    Ex:Cliente, completo, pedra, trabalho etc.
    Tudo isso eu acho que e por minha família ser grande e humilde e sempre pronunciava palavras erradas , não as falavas as palavras corretamente. E hoje tenho muitas de dificuldade de pronuncia as palavras certas eu minhas irmã.
    Por favor, mim der uma dica pra pronuncia essas palavras certas, pra eu deixa de fala errado.
    Mail:tate_amiga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. tambem gostaria de receber dicas sobre esse assunto
    e-mail luciano.triloco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. gostaria que você me ajudasse a falar o poruguês correto.
    Você poderia me falar algumas dicas?
    Obrigada...

    anapaulape2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. gostaria que você me ajudasse a falar o poruguês correto e escrever tambem... porque sofro muito faço curso tecnico de enfermagem...
    Você poderia me falar algumas dicas?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  21. gostaria que você me ajudasse a falar o poruguês correto e escrever tambem... porque sofro muito faço curso tecnico de enfermagem...
    Você poderia me falar algumas dicas?
    Obrigada.

    anapaulape2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia!
    Sou secretária tenho 21 anos mas,na hora de ser comunicativa tenho dificuldades nas palavras como posso melhor isso? Não tanto na escrita mas sim na fala.
    meykamgomes@hotmail.com
    Ou
    meykagomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Bom dia
    sou secretaria e tenho problemas de me comunicar da maneira certa gostaria de ajuda.

    tairine_18@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse site!
    foi muito útil...
    quero aprender a falar corretamente por causa do meu colega que me encomoda pelo fato de eu falar girias e palavras erradas


    by: kawana.schmit@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi será q vc poderia me ajudar a falar bem com as pesoas,entrevistas de trabalho!!
    queria muito falar corretamente com pessoas sou até timida por isso tenho medo de falar errado!!

    rakellynha__@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostaria que você me ajudasse a falar o português correto e escrever tambem... pois tenho dificuldade meu ensino medio foi muito fraco sofro muito .
    Você poderia me falar algumas dicas?de curso on line algo que possa me ajudar.
    Obrigada

    lufigueredo10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. EU DESCOBRI QUE MEU PORTUGUES ESTA UM LIXO

    ResponderExcluir
  28. eu tambem quero aprender a falar bem claudenir.vanilda@yahoo.com

    ResponderExcluir
  29. Olá. Preciso de ajuda, pois preciso aprender a me expressar melhor, ser clara e objetiva e falar e escrever corretamente. Se puderes me ajudar, ficarei grata!
    elaineramos.92@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. ola,gostaria muito de aprender falar corretamente,tenho vergonha porque não sei falar,me ajude,eu agradeço

    ResponderExcluir
  31. Gostaria muito de aprender falar corretamente, poderia me ajudar? obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Ola, Preciso de ajuda, ao redigir eu me expresso bem, mas ao falar .
    ex.- O marceneiro não vai vir amanhã, acho que a semana que vem ele vira.

    Esta correto onde estou errando ao falar.

    Como pronunciar esta frase correta.

    Me ajude pois eu lido com publico.
    crisleysimao@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. gostaria de saber se a pronucia advogado uso
    ao falar adi ou ade

    ResponderExcluir
  34. Olá bom dia.Acho importante falar corretamente o portugues,gostei muito das suas falavras se puder mim ajudar agradeço.Email- rafa.mapb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. olà,boa tarde!!estou a viver na suiça a 11anos tenho problema pra falar e escrever portugues,correto pq no dia a dia só falo alemão...pois ñ tenho muitos contatos...aqui meu portugues està pessimo..meu E:mail alves6010@hotmail.com obrigado...

    ResponderExcluir
  36. olà,boa tarde!!estou a viver na suiça a 11anos tenho problema pra falar e escrever portugues,correto pq no dia a dia só falo alemão...pois ñ tenho muitos contatos...aqui meu portugues està pessimo..meu E:mail alves6010@hotmail.com obrigado...

    ResponderExcluir
  37. por favor minha fala é horrivel, sera que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  38. muito legar, gostei do texto, que voce Escreveu...

    ResponderExcluir
  39. gostaria de falar corretamente,toda vez q eo vou falar eo me atrapalho e naum consigo falar
    correto me ajuda
    alexandre_1920@hotmail.com

    fico muito feliz me poder me ajudar abraço

    ResponderExcluir
  40. olá bom dia td bem? Peço que me mande dicas do começo para aprender a falar bem.Pois sou do estado da paraiba e lá falam muito errado na propria escola.preciso começar do 0 pode me ajudar... pa_estrelinha@hotmail.com fico no aguardo

    ResponderExcluir
  41. quero aprender a falar corretamente, troco muito muito o l pelo r tipo Gloria por groria
    e puxo muito o R pois moro no interior e sou motivo de zuação no meu grupo. me ajude por favor...
    lindinhadg@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Quero aprender A PRONUCIAR AS PALAVRAS CORRETA SE VC PUDER-ME AJUDAR EU VOU FICAR SATISFEITISSIMO!
    djalma_hd!hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá!Eu tambem gostaria muito de falar bem
    espero que possa me ajudar :)
    dema_thomaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber falar corretamente!
    me ajude.
    deyse_pessoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. quero aprender a falar certo e escrita tb leidedaianapereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Eduardo Demetino
    gostei muito da matéria, tenho como receber mais conteudo, pois tenho dificuldade de me expressar.
    eduardodemetino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Gostaria muito de aprender falar corretamente, poderia me ajudar? obrigada.
    genyfan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. gostaria de fala corretamente.
    vc pode me ajudar?
    pois tenho dislalia e disortografia.As palavras se confunte um pouco na minha cabeça.
    obrigada.
    claudiemerich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. GOSTARIA DE FALAR CORRETAMENTE, VOCÊ PODERIA ME AJUDARF?

    BILA.JULIA2008@GMAIL.COM
    7752-2296

    MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de falar corretamente com meus clientes.Voce poderia me ajudar?
    wchialastri_junior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Gostaria muito de escrever e falar corretamente, poderia me ajudar

    nessamfelix@ig.com.br

    ResponderExcluir
  53. gostaria que você me ajudasse a falar o poruguês correto.Tenho dificuldades de não penssar antes de falar as palavras corretas.
    Você poderia me enviar com algumas dicas?
    Obrigada...
    email:catiarogeria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. gostaria que você me ajudasse a falar o português correto.Tenho dificuldades de não pensar antes de falar as palavras corretas.
    Você poderia me enviar com algumas dicas?
    Obrigada...
    luluzinha.luluzinha.marques@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. GOSTARIA DE RECEBER MAIS DICAS PARA FALR CORRETAMENTE, USO MUITO A LINGUAGEM COLOQUIAL. SOU MINEIRA E APRESENTO MUITAS DIFICULDADES, POR FAVOR AGRADEÇO SE PUDER ENVIAR.

    juliane.ju2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Oi.
    Gostaria de receber mais dicas pois trabalho em uma corretora e o contato com o publico é essencial.
    nandamili@hotmail.com
    Abs.

    ResponderExcluir
  57. oi!
    amigo, gostaria de trabalhar minha fala, de forma que eu consiga pensar, formular e organizar o que vou falar ou responder a alguém de forma rapida e concisa.

    desde já agradeço! faelpasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. vinicius( viniciuscavalcantecavalcante@yahoo.com.br2 de agosto de 2010 10:14

    oi!
    nossa roberto,vs foi fantastico,adorei suas dicas.
    gostaria de aprender mais com vc, como 75% da populaçao Brasileira nao esta apto a escrever e falar corretamente,vc vem e nos mostra a perfeiçao do portugues,quero aprender mas de vc:pontuaçao e frases.te adorei

    ResponderExcluir
  59. eu gostaria de aprender falar corretamente com belas palavra e saber o significado dela como fasso para obter isso que tipo de curso devo fazer.estrelagathynha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. ola sou luis e Queria Recerber mais informações sobre as seguintes palavras:Porque,Porquê,Por que e Por quê,queria saber quando é correto usar essa palavras vocês podem me ajudar??de toda forma obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Léia
    Gostaria muito de escrever e falar corretamente,pois troco muito o "R" pelo "L"
    por exemplo: probrema - problema, creide - clede... a pronuncia esta incorreta.... só que eu não cosingo perceber que estou falando errado.... meus amigos é quem me corigi...poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  62. Gostaria muito de escrever e falar corretamente,pois troco muito o "R" pelo "L"
    por exemplo: probrema - problema, creide - clede... a pronuncia esta incorreta.... só que eu não cosingo perceber que estou falando errado.... meus amigos é quem me corigi...poderia me ajudar
    leia.sants0907@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Bom Dia!
    Sou secretária tenho 21 anos mas,na hora de ser comunicativa tenho dificuldades nas palavras como posso melhor isso? Não tanto na escrita mas sim na fala.
    elionai1992@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Muito boa a iniciativa!

    Mas...

    Alguém saberia me dizer se estas formas de falar abaixo estão certas ou erradas?

    Para mim fazia frio
    Para mim não faz frio

    Coloquei destas duas maneiras no processador de texto e o corretor gramatical não identificou nenhum erro.

    Grato!

    ResponderExcluir
  65. Achei o artigo uma inspiração para aqueles q desejam falar “correntemente”

    ResponderExcluir
  66. por favor me envie dicas para falar corretamente, pois tenho algumas dificuldades gostaria de esta eliminado.

    ResponderExcluir
  67. Sou Cristiane tenho muita dificuldade para fala o português correto.falo muito gerúndio,e ainda incorreto...

    Me ajude...

    crisbabalu88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. dar umas dicas ai...tenho insegurança na minha comunicação fui criado na bahia não gosto de demonstrar sotaque fico com medo de falar errado as veses gaguejo,acho meu vocabulario pouco...moro em são paulo ah 3 anos e alem de tudo estou começando carreira de ator tenho 1 ano de curso já acho q ja melhorei bastante o q vc me diz... iguinhonando@hotmail.com falow abraço.

    ResponderExcluir
  69. adorei as dicas agora já sei um pouco mais sobre a lingua portuguesa!
    e-mail:fabio7000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. adorei o resumo.
    há um livro de Renato Polito : super dicas para falar bem
    ele é excelente...

    ResponderExcluir
  71. oi gostaria muito de falar bem,mim ajuda ?
    paulakatrine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. ola eu gostaria de aprender a falar corretamente ,,, vc pode me ajudar,
    estou cansada de ser corrigida a todo momento,,,,obrigada
    ulianatv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. ou me ajude bbbr6437@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. olá bom dia,
    tenho vontade de pronuncia as palavras corretamente, mesmo sendo de familia pobre, vem em busca aumentar meus conhecimentos, para que possa me beneficiar futuramente no emprego ou em uma conversa amigável. trocar ideias com pessoas inteligentes sem e satisfatório acabo me acostumando com a ideia de falar de forma correta...
    Obrigado
    desde já agradeço.

    e-mail: frewer_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. oi quero falar corretamente
    me ajude!
    meu msn é
    elaynedemetrio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. boa tarde meu nome e marcelino moro em manaus eu gostaria muito de ajuda a me pasar bem ao lado da pessoa gostaria miioto de ajuda se vocer pode me ajuda meu mail e esse garoto_arata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Sim isso que você falou está corretissimo mais
    eloqüente não é mais escrito assim o correto é eloquente.

    ResponderExcluir
  78. olá ,
    Não cometeste nenhum erro
    Muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  79. apenas de pontuação gráfica

    ResponderExcluir
  80. damiao silva das neves25 de outubro de 2011 15:42

    Muito boa as dicas .

    ResponderExcluir
  81. boa noite! quero aprender promunsiar as palavras corretamente,meu email é kleybson_xavier@hotmail.com Obrigado desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  82. Olá por favor preciso de uma dica, é que ao invés de falar planta, falo pranta.
    Por favor como faço para corrigir? É caso de procurar um fonoaudiologo? agradeço se me responder!
    meu email: sarah_0910@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Oi eu tenho 23 anos e não sei falar cliente,cladio,problema,e muitas outras palavra.Voce pode me ajuda eu seu escrever mas falar! alessandralima1928@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. primeiro pra vc aprender "promunciar" as palavras aprendar a escrever ....volte para a escola!

    ResponderExcluir
  85. bom minha querida para sabermos falar bem, temos que saber escrever por exemplo você escreveu "cladio" o que isso minha filha desse jeito nem se o espirito da gramatica baixasse em você volte para o primario!!

    ResponderExcluir
  86. bom primeiro pra você falar planta certa vôcê temm que parar de ser idiota onde ja se viu não conseguir falar plantar!!!!!!

    ResponderExcluir
  87. Gostei de suas dicas!

    ResponderExcluir
  88. quiero qprender ha falar portugues le agradeceria infinitamente amigos mis saludos
    a todos los que que trabajan hasta pronto mi nombre es edu me correo eduag1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Rosanegoncalves-197815 de dezembro de 2011 15:56

    OI! GOSTEI MUITO DAS DICAS OBRIGADA.

    ROSANE B.A.G.

    ResponderExcluir
  90. AMEI AS DICAS.

    ResponderExcluir
  91. nossa eu amei as dicas ,muito legal...

    ResponderExcluir
  92. acho muito bonito quem fala portugues corretamente queria muito apreder falar correto.

    ResponderExcluir
  93. Eu sei falar bem,e corretamente...mas, é preciso bastes atenção.

    ResponderExcluir
  94. na linha onde lê-se "bastes" segue-se bastante... Falha ao digitar rapidamente

    ResponderExcluir
  95. Iago_almeida_roseiro16 de janeiro de 2012 23:47

    muito bom me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  96. Bom Me Ajudou Um Pouco !

    ResponderExcluir
  97. muito obrigador! por tudo

    ResponderExcluir
  98. Nossa ajudou muito obrigado!

    ResponderExcluir
  99. obrigada por tudo, podes crer que ajudou-me bastante.

    ResponderExcluir
  100. Perfeito, está correto!

    ResponderExcluir
  101. mim ajudou muito a mim educar
    e vai me ajudar muito mais

    ResponderExcluir
  102. esse "mim" da iara...rsrs....e jucineia

    ResponderExcluir
  103. gente que acaba d ler o texto e escreve errado

    ResponderExcluir
  104. vlw manow, naum ligue pra esses otarios q estao falando mau de vc não passa de uns fela da puta. aew joaonetoalemanha@hotmail.com
    ta aew meu email vou presisa da sua ajuda si quiser ajudar.

    ResponderExcluir
  105. e muito bom sabe fala coretamente eu estol falando coretamente pq tem que se fala

    ResponderExcluir
  106. foi legal encontra na nete esta materia,estou espirada a falar correto beijao boa noite a todos sou paraense.mara castanhal

    ResponderExcluir
  107. È otimo poder dialogar com pessoas que realmente se expressão corretamente, usam as palavras corretas e sabem utilizar o singular e o plural ao se pronunciar de forma correta. E o principal escrever corretamente também é otimo. Não basta ter apenas uma boa dicção.

    ResponderExcluir
  108. e sempre bom ter varios comentarios sobre atendiemnto

    ResponderExcluir
  109. Gostei muito do texto e é a mais pura verdade, tudo que acabaste de escrever. Cada vez mais as pessoas tendem a falar e escrever mal portanto deveria ser ao contrario uma vez que estamos em pleno seculo 21 e que há muitas gramticas e dicionarios por aí.

    ResponderExcluir
  110. antes o pleonasmo lido do que preocupação exagerada com a pureza da linguagem escrita e fala, já imaginou se neste país deficit de educação precisasse falar bem para adquirir seu pão.

    ResponderExcluir
  111. Eu tenho muita dificuldades de aprendizagem me ajudem por favor !!

    ResponderExcluir
  112. o correto é:internet, ou net; o correto é inspirada.

    ResponderExcluir
  113. o correto é: saber; estou;corretamnete;falar

    ResponderExcluir
  114. Gostei muito da reportagem, com certeza vai ajuda bastante, pois falo não frequentemente errado mas sempre da umas escapadas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  115. Viniciusfernandes19sjp8 de abril de 2012 23:58

    procura um neurologista para avaliar o caso tenho eu tenho problemas de aprendizagem causado por ansiedade

    ResponderExcluir
  116. quero aprender mim expressa melhor.

    ResponderExcluir
  117. Você escreveu algo errado. O correto no seu post scriptum é "corrijam-me" (ênclise, pois é início de oração) e não "me corrijam (próclise).

    ResponderExcluir
  118. você suar muito. tem pessoa que rir e fala, você soar. mas eu sei que estou certo.

    ResponderExcluir
  119. Leoborges41@hotmail.com24 de abril de 2012 21:02

    assim o que eu queria seria por exemplo uma musica em ingles gostaria da letra da música nekita de elton john e a pronuncia das palavras não é a tradução.

    ResponderExcluir
  120. quero aprender a falar bem, me expressa bem!

    ResponderExcluir
  121. A coisa certa é saber escrever e falar corretamente mas e não se tornar um Ipocrita.

    ResponderExcluir
  122. Esse rapz Ales dos Santos, ja tem todos os vicios de quem nao se preocupa com sua carreira, tem erros nas concordancias, bem como erros de grafias (ipocritas/ hipocrita)

    ResponderExcluir
  123. Se eu escrevi algo errado por favor me corrijam? ou:
    Se escrevi algo errado por favor me corrijam?

    ResponderExcluir
  124. Qual destas frases está correta:
    saúde e amor , essencial para você?.
    saúde e amor, essenciais para você?

    ResponderExcluir
  125. Caro autor, gosto da sua forma de se expressar. Culta, objetiva e muito simples.

    ResponderExcluir
  126. gostei muito das imformações acima, contribuiram muito para o meu aprendizado.

    ResponderExcluir
  127. O certo seria... Se escrevi errado, por favor, me corrijam

    ResponderExcluir
  128. E MESMO OLHEM ESSE PROFESSOR NESSE SITE:http://www.diarioweb.com.br/novoportal/noticias/educacao/77802,,Professor+e+obrigado+a+ensinar+o+que+nao+sabe.aspx

    ResponderExcluir
  129. Você já ouviu falar em sociolinguística? Te aconselho a procurar saber. No entanto incito algumas reflexões: Como é que alguém ensina a língua portuguesa para alguém que a usa todo dia? A criança deve aprender a língua portuguesa na escola, mas esquecemos que ela já chega lá sabendo usar a língua. A todas as línguas do mundo mudam. Se fossemos levar a gramática normativa à serio você deveria escreveria frases "Portanto, se VOSSA MERCÊ é uma celebridade..." A gramática normativa defende uma norma, mas não respeita o caráter da mudança. Lembre-se que há uma língua viva servindo a todos os falantes da língua portuguesa, mas também tem uma língua morta que a velha e empoeirada gramática normativa tenta empurrar goela abaixo com suas regras de colocação pronominal (tipo amar-te-ei), sendo que nem os intelectuais mais consagrados as utilizam nem nos seus textos e muito menos nas suas falar.

    ResponderExcluir
  130. Muito bom o artigo acima.

    ResponderExcluir
  131. não sei escreve bem e falou errado tem como uma pessoa me ajuda ?

    ResponderExcluir
  132. Me ajudou muito.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  133. Ola Roberto,

    Gostaria de algumas dicas de livros. Eu moro a doze anos fora do Brasil e o meu portugues esta muito fraco. Eu pretendo voltar ao Brasil e fazer letras mais eu gostaria de comecar a praticar o que eu esqueci e aprender novos vocabularios. Por favor me de um retorno, obrigado William

    ResponderExcluir
  134. O artigo prescrito acima ajudou muito meu vocabulário
    E que fique de exemplo para todas as pessoas esta aprovado
    aconselho a todos esse sai doo meus parabéns a quem escreveu o texto acima.

    ResponderExcluir
  135. O artigo prescrito acima ajudou muito meu vocabulário
    E que fique de exemplo para todas as pessoas esta aprovado
    aconselho a todos esse site doo meus parabéns a quem escreveu o texto acima.

    ResponderExcluir
  136. gostei esta de parabéns este site.

    ResponderExcluir
  137. Boa noite este site esta de parabens.

    ResponderExcluir
  138. Só uma lida por alto, já me agradou; o uso do gerundio me faz mudar de canal, interromper receitas e outras aplicações indevidas dêsse modismo ridículo que as pessoas insistem em utilizar. quero saber como consulto uma dúvida que temho, atenciosamente, Durval Brasil 65

    ResponderExcluir
  139. este site esta otimo esta de parabens

    ResponderExcluir
  140. continue, está muito bom estou aprendendo bastante, e com mais vontade d ler...

    ResponderExcluir
  141. Me ajudou bastante ,obrigado(a).

    ResponderExcluir
  142. me agradou muito essas dicas Obrigado!

    ResponderExcluir
  143. Já não se usa o acento TREMA.
    "Não fique se preocupando em ser *eloqüente* sem saber o que está falando"

    ResponderExcluir
  144. a palavra certa é não me procure mais

    ResponderExcluir
  145. este site esta de parabéns pois eu já aprendi como se falar corretamente sem usar o dicionario (o correto não é ficar se preocupando em ser eloquente, o mais importante é falar o português correto

    ResponderExcluir
  146. qual e a palavra correta um momento por favor ou som um momento

    ResponderExcluir
  147. Eu sou da Venezuela, e preciso falar e escrever muito bom o portugues do Brasil, por favor quem pode-ma ajudar.

    meu e_mail: arvanigil@hotmail.com

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  148. gostei muito, adorei aprender, ajudou bastante, por favor coloque mais sobre isso!
    aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  149. Eu sou a Hedimila,e preciso falar e escrever muito bem o portugues,por favor quem pode-me ajudar?

    ResponderExcluir
  150. Eu sou Marlene, gostei muito,quero confirmar se essa frase està correto:
    ex: o motivo do contato é para saber se o senhor gostaria de marcar o retorno? por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  151. ALine te come hoje4 de outubro de 2012 17:32

    coco xixi bunda ai quero de comer oloko bicho mierda agua agua eu quero agua deus sol existi sou indio cara palida chefe apache burururuuuurururururu.

    ResponderExcluir
  152. Quero te comer, enfia o dedo na minha buceta vai ?

    ResponderExcluir
  153. marlene esta certisima

    ResponderExcluir
  154. Tbm quero aprender falar correctmente o portugues!! eu so o miles marina ibas xt inscrevd n fbk...
    ?

    ResponderExcluir
  155. miles marina ribas18 de outubro de 2012 12:17

    a palavra corecta é 1 monent!!
    ?

    ResponderExcluir
  156. Leonardourbano201229 de outubro de 2012 15:59

    parabéns !!gostei muito ,depois dessa vou ler porque eu falo o português muito errado valéu!!!! abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  157. você, com certeza precisa de ajuda. "por favor quem (pode-me) ajudar"kkkk. por favor, quem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  158. Eu sou o jandiro supra pierre cardin e adorei muito sobre o que acabaste de explanar aqui, e pretendo ser como vc. obrigado por me ter ajudado duma forma direita ou indereita.

    ResponderExcluir
  159. As suas ilustrações sobre tais expressões foram extremamente edificantes. Creio que aquele o qual se deparar com essas palavras, sairá deste site instruído e regozijado.
    Aos meus 12 anos, meus pais se separaram devido alguns desentendimentos familiares. E, com isso, tive de ir morar com meu pai noutra região apartada da que eu vivia ao lado de parentes, irmãos, mãe e amigos para que.
    Fiquei 4 anos dentro de quatro parede deprimido, sem querer saber de ninguém. Como meu pai saia a proposito de trabalho, eu ficava o dia todo em casa sem ser visto por ele. Na verdade, eu saia, porém assim que eu saia da escola sem dar ouvidos a professora, me introduzia dentro do meu quarto e, ali, ficava.
    Embora meu pai fosse um pai um pouco ausente, ele sempre esteve disposto a me designar um livro para que fosse lido por mim. Mas eu não o aceitava.
    Foi então que aos meus 17 anos eu conheci um homem, eu nunca havia imaginado que ele me amava com extrema profundidade. Quando soube que ele me amava tanto, sai do meu quarto e fui ter um encontro com ele. Imagine como foi o encontro.... Foi maravilhoso, pois ele me tirou do quarto e, simultaneamente, tirou as escamas dos meus olhos.
    Esse homem chama-se Jesus, ele é o qual me tirou do quarto.
    Hoje tenho uma vida mais animada com meu pai e fui presenteado, hoje tenho minha irmã e um sobrinho ao meu lado.

    ResponderExcluir
  160. eu sou o Sady, tenho problemas em empregar algumas frases numa horação, preciso de ajuda...
    outro problema é quando tenho que usar o (ão em am) ex. fizeram e fizerão.

    ResponderExcluir
  161. ola eu tenho 14 anos e escrevo e falo td errado e quero falar e escrever bem mas nao sei por onde comesar o que fasso?me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  162. Eu sou de S. Tomé e preciso falar bem portugues de portugal, por favor ajudem-me a falar um bom portugues.
    E-MAIL: ebnelzergentleman@hotmail.com

    ResponderExcluir
  163. "Qualquer cartão de crédito" não me parece pejorativo. Deveriam ter escolhido outra frase como exemplo.

    ResponderExcluir
  164. por favo mim manda mas dicas.emily-ramosi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  165. Boa tarde, tenho 57 anos e no momento preciso falar melhor o português, estou

    me comunicando com varias pessoas e preciso falar melhor, tenho muita duvida as vezes. ate porque minha filha esta fazendo Faculdade na Estácio e eu vejo que estou atrapalhada meu ensino médio foi concluído em 1978. Tenho muito a atualizar.

    ResponderExcluir
  166. Este site me ajudou muito.


    Estou grata por toda essa ajuda que vocês dão as pessoas.

    ResponderExcluir
  167. adorei muito mim ensinou a falar muito bem obrigado e valeu
    acabei de entrar numa empresa e to levando a vida bem craças a deus!!!

    ResponderExcluir
  168. aiiiiiii uiiiiii adorei amei e muito lindooo quero conhecer o autor e beijar a boca dele!!!

    ResponderExcluir
  169. Oi migo passando para responder sua pergunta,não sou nenhuma professora mas sei que a resposta correta é : Essenciais para você

    ResponderExcluir
  170. Bom migo, as duas estão corretas, mas a primeira é mais viável com certeza

    ResponderExcluir
  171. Gostei muito, vou buscar sempre me avaliar nesses pontos..

    ResponderExcluir
  172. Eu sempre me preocupo em passar boas impressões para as pessoas que conheço, por isso eu vivo lendo livros e sites educativos!

    ResponderExcluir
  173. só um momento. correto?

    ResponderExcluir
  174. na frase " as obras de artes que você criou " --- ESTA CORRETO, ou seria obras de arte?

    ResponderExcluir
  175. Preciso de muitas dicas de palavras corretas, as vezes as pessoas falam algo que fico boiando, tentando descobrir o que foi dito...

    ResponderExcluir
  176. denise 02 de julho de 2013 Eu preciso mto a prender



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. meu email/denisecavalcante1984@gmail.com

      Excluir
  177. meu marido ele fala mto bem queria se iqual a ele e mto importante pra mim

    ResponderExcluir
  178. Bom queo muito, falar, escrever Corretamente. Poxa sou brasileira. Voce pode me ajudar? Tata00_barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  179. gostaria de fala corretamente.
    vc pode me ajudar?
    luciananever@hotmail.com

    ResponderExcluir
  180. no começo vc escreveu mau..que seria mal com l

    ResponderExcluir
  181. Eu quero saber como falo ou escrevo: '' esta cursando o curso'' ou ''esta fazendo o curso'' ?

    ResponderExcluir
  182. tenho muita dificuldade em falar palavras corretas,erro muito tem muitas palavras difíceis e que as vezes não consigo interpretar o que foi dito,sei que preciso urgentemente melhorar o meu vocabulário....

    ResponderExcluir
  183. Ajude-me..
    evileopoldo@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  184. tenho dificuldades em falar corretamente com as pessoas , me ajude. ....

    rosiane_aguiar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  185. eu gostaria de fala bem e poder escrever tambem porque eu escrevo muito erra... alguem pod mi ajuda
    E-mail.. markusplay@hotmail.com

    ResponderExcluir
  186. Boa tarde, estou tendo problemas muito sério, que me deixa com receios e complexo de participar de uma conversa, uma pessoa, que até considero, foi muito mal educado, que é Mestre, muito culto,e se acha o tal, e me ridicularizou, me chamando até de burra. Fui estudar aos 52 anos fiz segundo grau em seis meses e fiz pré- vestibular numa Universidade privada, consegui passar e terminei a minha graduação em meado de 2013. Me formei em Serviço Social, hoje tenho 56 anos, estou concorrendo a uma bolsa de trabalho no mercado, mas estou com receio, porque escrevemos muito como assistente social, e quero saber tudo sobre concordância verbal......Eu gostaria de falar e escrever bem. Não tenho condições financeira para entrar num curso de Escrita e Redação, será que alguém poderia me ajudar. Agradeço.

    E-mail; oliveirafelicio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  187. Por favor gostaria de falar corretamente , as vezes quando eu falo algo errado e alguém me corrige ,eu fico decepcionada .. e-mail. . Querem.bonita@Gmail.com

    ResponderExcluir
  188. Excelente artigo... Ajudou-me bastante... Parabéns

    ResponderExcluir
  189. O "Falar corretamente" não significa apenas ser ensinado por alguém ou entrar em um curso para aprender "isto ou aquilo". Vejo constantemente pessoas dizendo que não sabem falar direito pois não cursaram a escola, não tiveram uma boa base etc e tal.
    Estamos vivendo numa época em que as mídias sociais(blogs, paginas Sociais) nos permitem ter uma atitude mais "descolada" e com isso adquirimos uma forma de falar totalmente errada e fora dos padrões do que se diz "correto"

    Uma coisa que sempre fiz e sempre deu certo, algo que também a PNL usa em sua base é de aprender com quem já sabe, usar o que é de melhor das outras pessoas para si próprio e frequentar lugares onde existam pessoas cultas, ler bons livros entre outras coisas. Desta forma você começa a aprender sem muito esforço e colocar em pratica. Somente com a mudança nas atitudes você obtém mudança que precisa.

    ResponderExcluir
  190. Por favor gostaria de falar corretamente, as vezes eu falo algo errado os meus amigos ficam me corrigindo, ainda mais quando é Palavras com L e R.
    Me E-mail: andrezinho_196@hotmail.com

    ResponderExcluir
  191. Olá,

              Estamos Organização empresa formada para ajudar as pessoas em necessidade de ajuda, como ajuda financeira. Então, se você está passando por dificuldades financeiras ou você estiver em qualquer confusão financeira, e você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio, ou você precisa de empréstimo para liquidar a sua dívida ou pagar suas contas, começar um negócio bom, ou você está encontrando é difícil obter empréstimo de capital de bancos locais, entre em contato conosco hoje através do email mrsroseberrywilkinsfunds.usa@gmail.com Então não deixe estes oportunidade passar por você, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Por favor deles é para a mente graves e Deus Pessoas tementes.

    Seu nome:
    Valor do Empréstimo:
    Empréstimo Duração:
    Válido número de telefone celular:

    Obrigado por sua compreensão para o seu contato enquanto aguardamos

    Saudações
    Gestão
    Email: mrsroseberrywilkinsfunds.usa@gmail.com

    ResponderExcluir
  192. você precisa de um empréstimo para pagar suas contas e fazer negócios, você não tem nada com que se preocupar porque nós estamos prontos para oferecer-lhe um empréstimo de qualquer valor em uma baixa de juros de 3%, por favor contacte-nos agora através do nosso e-mail: supremeguaranteeloanfirm@outlook.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo