O que, Quando, Como e Por que?

Com as quatro perguntas do título deste artigo podemos elaborar um planejamento simples para a realização de objetivos de curto, médio e longo prazo. Adquira o hábito de mentalizar sua seqüência de ações usando essa técnica que é bem simples.
Vamos usar como exemplo a compra de uma TV nova, já que estamos na era da TV Digital.
  • Pergunta 1 - O que?

Defina de forma detalhada o seu objetivo. Pegue papel e caneta e escreva todas as informações sobre o que você quer. Neste exemplo o objetivo é uma TV nova, então vou detalhar como ela será: Uma TV/Monitor de LCD, 42 polegadas, sistema Picture in Picture, conversor do sistema digital embutido, Progressive Scan, suporte de parede, menu em português e na cor prata da marca XXXX (não vou fazer propaganda!!!).

  • Pergunta 2 - Quando?

Escreva também o prazo para você conquistar o objetivo. Desta forma o seu planejamento fica melhor elaborado e se tudo for feito da forma estabelecida a concretização será no tempo escolhido por você. Então vamos definir um prazo de 6 meses para a compra da TV.

  • Pergunta 3 - Como?

Como deverei proceder e do que eu preciso para alcançar o objetivo dentro do prazo de 6 meses? Tendo definido cada detalhe do produto (objetivo), você já saberá qual o valor da TV e quanto precisará economizar dentro do prazo estabelecido para poder comprá-la. Então calcule o seu orçamento familiar, determine o que é prioridade e os gastos desnecessários e se o valor que sobrar não for suficiente, pense em algo que possa fazer para conseguir a diferença, tal como horas extras no trabalho, fazer artesanato para vender aos vizinhos e etc.

  • Pergunta 4 - Por que?

Esta é a pergunta mais importante, pois a resposta age como um fator de motivação para completar os passos anteriores. Porque você quer participar diretamente na evolução da tecnologia, porque você gosta de assistir ao futebol de domingo e quer vê-lo com o máximo de qualidade de imagem e porque você merece.

Este é apenas um simples exemplo de como devemos organizar nossas ações para atingir metas pessoais e profissionais. Se você pretendia conquistar uma TV de LCD, mas no final conseguiu uma de tubo de 21 polegadas, não pense que o seu objetivo é inalcançável e não desista, reavalie os passos do planejamento para detectar a falha e defina um novo prazo ou uma nova maneira de como fazer, mas nunca pense que sonhou alto demais.


Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS Grátis!

2 comentários:

  1. Jorge Terto - Recife PE26 de dezembro de 2011 11:03

    Gostei, uso frequentemente as perguntas antes dos meus planos pessoais e profissionais, porém acrescentaria mais uma pergunta, "Quem?".
    As pessoas que nos acompanham no processo de execução de cada atividade pode contribuir positivamente ou negativamente no resultado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Jorge. Também senti falta desse item no planejamento proposto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo