O Marketing da Espuma!

Houve uma ocasião em que eu precisava de uma renda extra para concluir alguns objetivos, então aproveitei para fazer um curso de sabonetes artesanais (na época era novidade e dava um bom lucro), afinal, como eu já disse em um post anterior, a versatilidade traz muitas vantagens. Depois de algum tempo vendendo os sabonetes alguns clientes se mostraram um pouco insatisfeitos. Resolvi ir até eles para saber o que exatamente os incomodava para que eu pudesse o mais rápido possível solucionar a questão. Descobri que o que causava a tal insatisfação era o fato dos produtos não fazerem espuma! Consultei a pessoa com quem fiz o curso e descobri que na minha fórmula faltava o lauril, um composto orgânico que faz com que produtos como sabonete, creme dental, creme de barbear e detergente produzam espuma. Rapidamente estudei a dosagem correta do composto e atualizei a fórmula para que os sabonetes ficassem de acordo com as expectativas dos meus clientes.
Com esta situação eu então descobri duas coisas importantes: que a espuma é puro marketing e que manter contato constante com o cliente e ouvir o que ele tem a dizer sobre os seus produtos é muito bom para medir o grau de satisfação do mesmo e adequar os produtos e serviços às expectativas dele garantindo assim a fidelização.
Procure sempre fazer trabalhos de pesquisa com consumidores para desenvolver um perfil do seu público alvo antes de comercializar algum produto ou serviço.
Mais importante do que a sua própria opinião é a de quem vai consumir o seu produto ou contratar o seu serviço!

Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo