Ser Versátil é Bom!

Uma vez ouvi um famoso cantor brasileiro dizer:
"Só o que eu sei fazer é cantar e mais nada, por isso me dedico apenas a minha carreira de cantor. Pessoas que dizem que sabem fazer um pouco disso, um pouco daquilo na verdade não sabem o que querem, não sabem fazer nada direito."
Vocês concordam? Eu não!
Hoje em dia uma das qualidades mais importantes em um profissional é a de ter várias habilidades. Não que o empregador queira um "faz-tudo" para reduzir custos com mão de obra, claro que isso acontece, mas, ainda existem empresas que valorizam os vários talentos que uma pessoa pode ter para poder lhe oferecer um cargo de gerenciamento, porque neste caso, quanto mais você souber sobre as atividades de cada departamento da sua empresa, mais você poderá se envolver, opinar, corrigir e conduzir a equipe para resultados produtivos.
Já trabalhei com pessoas com grande capacidade de liderança, mas que não se interessavam em aprender a função de outros colaboradores pensando que por terem um cargo de liderança não precisariam pôr a "mão na massa", o que ocasionou suas demissões.

E não é só isso, pois todas as coisas se relacionam entre si de forma direta ou indireta, então uma pessoa que toca violão por exemplo, tem muito mais concentração e coordenação motora do que alguém que não toca nenhum instrumento. Pessoas que praticam esportes além de ter uma maior resistência física para enfrentar longas jornadas de trabalho, são mais disciplinadas. Se um escritor, por melhor que ele seja, não tem habilidade com editores de texto e outras ferramentas importantes, como sites de busca para pesquisar, ele não será dos mais produtivos. Até o cantor que não se preocupa em aprender mais nada porque canta muito bem, pode um dia ficar em situação difícil se não aprender a administrar e investir os milhões que ganha sem depender de outros para isso.

Por isso que eu digo: seja uma pessoa curiosa, interessada, procure aprender tudo o que puder sobre tudo o que puder, torne-se mais participativo(a) em outras áreas da empresa em que trabalha e faça sempre cursos diversos para se atualizar. Tenho certeza que com versatilidade qualquer pessoa se encaixa melhor no tão concorrido mercado de trabalho.

Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS Grátis!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo