Respostas Para o Teste de Português

Estas são as respostas corretas para o teste de português do post anterior.
A - Vou comunicar a equipe por meio de um memorando.
A expressão "através de" vem de atravessar, como "joguei a bola através da janela", também não é errado usá-la na frase acima, mas "por meio de" se aplica melhor quando não há na frase o sentido de atravessar algo.
B - É muito especial a relação entre mim e você.
A resposta correta só seria "eu" se a palavra seguinte fosse um verbo como "comprei um livro para eu ler".
C - Amanhã vou completar 10 anos de casamento.
A opção 1 é o que chamamos de gerúndio, uma das formas nominais do verbo, formada pelo sufixo -ndo (cantando, vendendo, partindo).
D - Ganhei mais um ingresso para o cinema naquela promoção.
Porque se refere à um outro ingresso (soma, adição) e "mas" significa porém, entretanto.
E - Já faz 15 dias que estou de férias.
Porque quando nos referimos à medição de tempo (15 dias) não há plural, não "fazem muito tempo" e sim "faz muito tempo".
F - Tenho uma reunião ao meio dia e meia em ponto.
Estamos nos referindo ao horário de meio dia mais meia hora e não meio dia mais meio dia, o que seria um dia inteiro.
G - Vou até a padaria para comprar duzentos gramas de queijo prato.
Neste caso a palavra grama se refere à uma unidade de medida de peso que é um substantivo masculino e não a grama de jardins ou campos, que é um substantivo feminino.
H - Quem não é fumante tem menos chances de ter câncer.
Este é um pronome indefinido que expressa número ou quantidade menor de alguma coisa e a palavra "menas" não existe.
Há ainda uma palavra interessante que não está no teste, mas eu já vi em alguns blogs e sites ela sendo usada de forma incorreta, é a palavra "desapercebido" que é sinônimo de "desprevenido" e tem sentido diferente da palavra "despercebido" que significa algo que não foi percebido, notado.


Assinar Feed Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS!

85 comentários:

  1. Po só ruim veiii
    errei tuduuuu cara eu vou estudar mais
    quem é esse to zuando *estudar ? dexa pra depois
    rsrsrs ..

    ResponderExcluir
  2. odeio a lingua portuguesa ela e´muito complexa

    ResponderExcluir
  3. Acertei só 4...
    odeio português

    ResponderExcluir
  4. claudenia adorei é acertei 07 bjs

    ResponderExcluir
  5. gostei acertei 8 bjs

    ResponderExcluir
  6. que verganha pessivo meu resultado

    :(


    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Que teste mais fácil, nem deu pra estudar direito... você também não explica por que "vou estar completando" está errado (é muito feio, mas gramaticamente está certo) e na primeira, mesmo que uma das opções seja melhor, era pra escolher a certa, e as duas estão certas. Etc., etc.

    ResponderExcluir
  8. valeu errei 2 eu amo portugues mas as vezes eu esqueço os nomes tipo gerundio e tiro nota ruim no teste, mas esse teste eu gostei e mandei bem agora o problema é matemática hahahahha vlw tchau

    ResponderExcluir
  9. -->Vou fazer um concurso de lingua estrangeira, se eu for tão bom qnto fui nesse teste, ficarei em primeiro lugar! ACERTEI TODAS!!!


    -Léo Jayme-

    ResponderExcluir
  10. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    acertei 5 :)

    pelo menos foi mais da metado :D

    quero mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai, pra minha filha e um especialmente pra vc :D

    ResponderExcluir
  11. - Eu acerteeei umaas 8 \o~/

    ResponderExcluir
  12. XIIIIIIIIIIII..........

    ResponderExcluir
  13. bom,
    eu estou bem
    acertei 5
    ai vlw amanha eu tenho prova de protugues.
    bjus
    tchau!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Acertei todas q massa vei e ainda tirei 9,7 na prova de port da escola!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Cara, eu não odeio o portugues, eu não sou é atento nem apegado a leitura.
    Errei a "C". Seu teste é ótimo!

    ResponderExcluir
  16. Acertei só 4 presiso estudar mais

    ResponderExcluir
  17. olha eu asertei quaze, todas mesmo assim inda preciso estudar mais , mais eu gostei muito do teste , muito esclarecedor otimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com esse português "asertei" e "quaze" fica dificil acreditar que vc acertou alguma coisa...

      Excluir
  18. acertei 5.. sinal de que preciso estudar mais!

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do teste. Acertei todas as respostas. Notei o uso indevido da crase no comentário "a um outro ingresso". Não é caso de crase.

    ResponderExcluir
  20. Caro Anônimo do dia 18 de dezembro de 2009,

    Porque escreves assim: asertei quaze, quando deverias escrever corretamente: "acertei quase".
    Afinal, não amas a Língua Portuguesa?

    ResponderExcluir
  21. errei dois não estou tão ruim!



    eu acho

    ResponderExcluir
  22. Sou "apaixonada" pela Língua Portuguesa.Errei apenas uma.Mas foi por mera falta de atenção!

    ResponderExcluir
  23. Ainda vou entender tudo isso!
    kkkk
    Legal

    ResponderExcluir
  24. hehehe acertei 5... melhor do q nada ainda vou melhorar mais

    ResponderExcluir
  25. errei 2,acho que dá pra passar,valeu!

    ResponderExcluir
  26. que maravilha....não é q to afiada...acertei todas.....

    ResponderExcluir
  27. acertei 4 alternativas
    mas valeu a pena
    bem legal

    ResponderExcluir
  28. cara legal gostei mesmo aprendi e vou comtinuar estudando pois odeio portugues laudinis

    ResponderExcluir
  29. gostei tmbm
    a gente achq q ta falando tão corretamente
    ai faz um teste simples desse
    e quebra a carakkkkkkkkkkk
    acertei 6
    flw

    ResponderExcluir
  30. Gostei do teste,como também das explicações referente a qualquer tipo de dúvida que possa surgir com esses termos.

    ResponderExcluir
  31. eu queria entra no time da portuguesa meu sonho era sé jogado de futebol eu queria sé o pelé da vida eu queria sé o melhor do mundo eu queria joga muito para o time da portuguesa eu tem 12 anos eu queria entra na portuguesa ou fazer um teste

    ResponderExcluir
  32. ERREI 4 TENHO QUE ESTUDA MAIS!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  33. O rapaz ali acertou 9 sendo que o teste só contem 8 questões

    ResponderExcluir
  34. tive algumas duvidas, adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  35. São pegadinhas que agente tem que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  36. Ixe , to ferrado ! Errei um monte ! :(

    ResponderExcluir
  37. Droga! Errei bastante! eu fiquei com dúvidas na hora do teste. Mas, tudo bem!

    ResponderExcluir
  38. legal.... adorei!!!!!!! errei pouco, mas da p ver como estamos despreparados com coisas simples.

    ResponderExcluir
  39. errei 3 será que estou bem?

    ResponderExcluir
  40. a fui mais ou menos.mas preciso melhorar mais.

    ResponderExcluir
  41. aaa aseritei tudoooooooooooo

    ResponderExcluir
  42. preciso melhorar.....
    Eunice

    ResponderExcluir
  43. acertei 5 ! fui bem até , um pouco mais da metade! Mas é claro vou melhorer e acertar as 8 perguntas! VIVA EUUU!

    ResponderExcluir
  44. Letícia Carvalho5 de abril de 2012 07:53

    Letícia
    acertei metade

    ResponderExcluir
  45. acertei 5.
    Quero melhora mais o meu português.
    sou pessima.

    ResponderExcluir
  46. Rosimere Souza
    Caramba, preciso melhorar acertei poucas.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o teste. Muito bom. Antonio.

    ResponderExcluir
  48. xii!! acertei quatro. tô mal.

    ResponderExcluir
  49. amei o teste.errei duas,fui bem pois só pessima no portuques.

    ResponderExcluir
  50. amei o teste,pena q erri tres sinal q preciso estudar mais rsrs.

    ResponderExcluir
  51. adorei as dicas,vai me ajuda a ser uma ótima profissional,e vai ser útil também nas aulas de português.

    ResponderExcluir
  52. , eu errei um monte haha mais tudo bem !

    ResponderExcluir
  53. Agradeço pela ajuda

    ResponderExcluir
  54. vlw ae gostei pna que errei 2pergunta

    ResponderExcluir
  55. ERREI APENAS UMA QUESTAO....MUITOOOOO BOM

    ResponderExcluir
  56. AI, MAS ESTOU INDO E APRENDENDO CADA FEZ MAIS ERREI SOMENTE 3!

    ResponderExcluir
  57. eu errei 2 e tenho 11 anos

    ResponderExcluir
  58. gostei muito desse teste,só errei 1...obrigado!!!

    ResponderExcluir
  59. Não errei nenhuma!!! \o/

    ResponderExcluir
  60. gostei de mais desse teste,só errei 1....obrigado!!!

    ResponderExcluir
  61. Gostei deste teste, só errei 2....obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  62. Eu acertei todas as questões e só tenho 13 anos de idade! Eu não quero me gabar, mas sou uma leitora ávida e por isso, dificilmente cometo um erro de português. Eu acho que não existe aquela velha história de "Ai, eu não sei fazer uma boa redação, como eu passo no ENEM?". A minha opinião é que todos nós temos a capacidade de fazer uma boa redação. Se a pessoa diz que vai mal nessa matéria, há apenas dois motivos: Ou não lê, ou tem o QI abaixo da média.

    ResponderExcluir
  63. errei cinco sou burro pra caramba kk

    ResponderExcluir
  64. Errei 3,agora to com medo da prova do SENAI amanha 26/05/2013

    ResponderExcluir
  65. Flavia a-2,b2,c1,d2,e1;f2,g2,h1

    ResponderExcluir
  66. Respostas
    1. A)1 B)1 C)1 D)2 E)2 F)1 G)2 H)2 acertei 6 tó bem para quem terminou os estudos há 10 anos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo