Dicas Para Um Bom Atendimento

A postura correta de um profissional é de extrema importância para que se possa passar ao cliente uma imagem de credibilidade, tornando a apresentação completa e desenvolvendo um nível de comunicação de qualidade, o que facilitará toda a seqüência de atendimento e também o desempenho de vendas do profissional.
É importante que todas as pessoas, sem exceção, sejam bem atendidas e sintam-se à vontade desde o momento em que chegam até o momento que saem. Sendo assim, é importante que o profissional saiba se expressar bem física e verbalmente.
Todos os profissionais devem atentar-se ao asseio, ou seja, uniforme completo, limpo e bem passado, sapatos limpos e confortáveis. Os homens devem estar sempre com a barba feita, o cabelo curto e as mãos limpas com as unhas sempre feitas, as mulheres com os cabelos presos, maquiagem leve e discreta e também com as mãos limpas e unhas feitas. Deve-se evitar o uso de perfumes doces ou fortes. Se você é fumante jamais fume em seu ambiente de trabalho e tenha uma atenção especial com o hálito.
Mantenha sempre uma postura ereta, nunca fique parado(a) de costas para o cliente e não fique sentado(a) ou debruçado(a) em mesas e balcões. Quando falar com alguém, seja um cliente ou um colega de trabalho, não fique com os braços cruzados, olhe a pessoa sempre nos olhos, não aponte o dedo, evite gesticular muito e tenha sempre um simpático sorriso no rosto.
Fale sempre de forma objetiva, evitando gírias, vícios de linguagem, erros de português e em um tom de voz equilibrado, sem gritar, mas também sem falar muito baixo.
Algumas empresas têm termos técnicos para uso interno, visando facilitar a padronização e a comunicação entre a equipe, entretanto o cliente não tem a obrigação de conhecer tais expressões e estas não devem ser usadas ao falar com ele.
Use com freqüência “palavras mágicas” como boa tarde ou boa noite, seja bem vindo(a), por favor, com licença e obrigado, tanto com seus clientes como com seus colegas de trabalho.
Evite comunicar-se com os colegas de forma inadequada: não fale de longe para não ter que gritar, não discuta em situações de estresse devido a problemas operacionais ou desentendimentos e não discuta dificuldades internas da empresa na frente dos clientes.
Jamais deixe um cliente com algum tipo de dúvida, procure sempre conhecer os produtos e serviços oferecidos, procedimentos internos, horários de funcionamento e etc. para que possa passar informações completas e corretas, evitando a insatisfação do cliente.
Procure sempre manter o bom humor e a concentração, não permita que preocupações pessoais interfiram no seu trabalho, evite conversas paralelas com os colegas e evite também discutir de forma profunda assuntos como futebol, religião e política.
Tenha em mente que apesar da necessidade de seguir estes padrões você precisa “imprimir” um pouco da sua personalidade ao atendimento para que não se torne algo mecânico, repetitivo e artificial, afinal, lidamos de forma direta com pessoas de diversas culturas, com opiniões e gostos diferentes e isso traz a necessidade de criarmos uma sintonia com o interlocutor, fazendo assim um atendimento realmente personalizado.
Lembre-se que seguindo estas orientações, o serviço fluirá de forma coordenada e ágil. É importante que durante todo o processo haja comunicação objetiva e constante entre a equipe para que não ocorram erros desnecessários e também a colaboração mútua e o bom senso farão com que tudo aconteça harmoniosamente.
Nunca faça nenhuma tarefa pela metade, mantenha o seu trabalho em um ritmo ágil, mas não corrido e desordenado, seja organizado(a) e lembre-se que cada ação tem começo, meio e fim.
  • Procure conhecer seus clientes mais assíduos e chame-os pelo nome.
  • Não trate os clientes ou colegas de trabalho por apelidos.
  • Mesmo que alguns clientes sejam seus amigos pessoais, mantenha o profissionalismo e evite intimidades e contato físico.
  • Seja sempre atencioso(a) e simpático(a), tendo cuidado para não ser chato e “grudento”.
  • Evite conversas muito longas com os clientes para que não atrase o seu serviço.
  • Mantenha sempre a boa aparência.
  • Respeite as regras internas da empresa.
  • Atualize-se sempre por meio de cursos, palestras e outras atividades relacionadas ao seu trabalho.

Siga uma pequena, mas muito importante regra para lidar com o público:
“RESPEITE PARA SER RESPEITADO”.


Assinar Feed Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS!

36 comentários:

  1. Quando vou à restaurantes é sempre mais pelo atendimento do que pelo cardápio. Quando sou mal atendido pode ter a melhor comida do mundo que eu não volto mais.

    ResponderExcluir
  2. eu acho o que o mau atendimeno depnde de pessoa para pessoa!
    eu tambem ja levei com mau atendimento e disse muitas asneiras a pessoa que me atendeu mal!
    temos que nos impor e nao deixar que essa ou essas pessoas que nos atenderam mal nos deixe ir abaixo!

    ResponderExcluir
  3. boas. Acho que é verdade quando vamos a restaurantes e que somos mal atendidos, por muito que a comida possa ser boa não metemos lá mais os pés. acho que os empregados devem ser bem educados e tratar bem os clientes. para que o restaurante seja visto como um bom sitio para refeições.

    ResponderExcluir
  4. Tokio Hotel pa sempre pessoal

    ResponderExcluir
  5. O bom atendimento é fundamental em qualquer contacto com o público. Deve existir sempre um cuidado na forma de estar, ser, falar. Mas também temos de ter em conta as dificuldades que alguns clientes colocam, sendo incompreensivos e extremamente exigentes. Deve existir profissionalismo sim, mas também compreensão de parte a parte...

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE, MEU NOME É MICHELE!
    RECEBI UMA PROPOSTA DE SUPERVISÃO DE ATENDIMENTO E GOSTARIA QUE VOCÊS ME ENVIASE SUGESTÕES OU PALESTRAS COMO UM BOM ATENDIMENTO PODE SER, DESDE JÁ AGRADEÇO.
    MICHELE
    michelerj85@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Roberto, ótimas dicas! Certamente o visual influi muito na impressão que temos ao sermos atendidos em uma empresa. Mas uma coisa eu percebo, já fui muito bem atendida por profissionais nem tão bem aparentados do que outros bem-vestidos. A atitude supera qualquer coisa. Sermos atendidos em nossas solicitações com rapidez, e sermos bem informados, supera qualquer uniforme e barba por fazer. Mas sempre é bom dar uma dica, como manter uma boa aparência. Unir o útil ao agradável, por que não?
    Beijos, fazia tempos que não te visitava.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom as dicas...
    Parabens!

    ResponderExcluir
  9. eu trabalhei 8 meses como atendente e fui extraordinariamente educada e adorei lidar com o publico.
    trabalhei no montana grill que è filial do chitaozinho e chororo

    ResponderExcluir
  10. está muito bom este texto das dicas para bom atendimento.
    parabens

    ResponderExcluir
  11. Bem, faço curso de AC, e procuro sempre atender buscando entender os interesses do cliente.
    O que ele procura e como procura, para que possa superar as expectativas dele.
    Buscando para a empresa não só ganhar clientes como assim também reter cliente

    ResponderExcluir
  12. Realmente um bom atendimento faz muita diferença, porém as vezes temos que nos conter pois, a grande maioria dos clientes trazem problemas consigo e não se importam se vão nos maltratar ou não....

    ResponderExcluir
  13. Trabalho com atendimento ao cliente, gosto de lidar com as pessoas, interagir, daixar claro os serviços da empresa e tudo mais. Mas hoje em dia com muita gente atarefada, com pouco tempo para resolver seus problemas o melhor atendimento é aquele rápido e eficiente.

    ResponderExcluir
  14. eu querria saber do bom atendimento ao fornecedor ~]]
    ]
    ?

    ResponderExcluir
  15. quando eu atendo um cliente e ele volta e não me procura por motivo de presa diz ele devo me sentir contrangida ao não

    ResponderExcluir
  16. boa tarde,meu nome e maria jose,como posso fazer um bom atendimento,de forma que deixe meu cliente satisfeito,para que ele volte ao restaurante que trabalho.

    ResponderExcluir
  17. boa noite, meu nome e elias sou lider de uma equipe, e descobri que preciso me preparar muito,apesar de ser respeitado

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Norberto, entendo que a coisa mais obvia que existe é a da reciprocidade, ou seja, você fazer aos outro aquilo que você gostaria que fosse feito com você. Se se trata as pessoas do jeito que a gente gostaria de ser tratado, por certo haverá bom atendimento.

    ResponderExcluir
  19. Olá galera! compreendo da forma seguinte, "para que agrademos é necessário que sejamos agradados"
    Quantos funcionários insatisfeitos e passam por humilhações com seu superiores?!!! Esse é o principal conceito para ser revisto: Nós refletimos o que vivemos, se nosso trabalho é reconhecido e bem remunerado, automaticamente será realizado um bom atendimento. A mudança deve ser feito á partir dos gestores.
    Jessica Luz
    Tecnóloga em segurança do trabalho/ Atualmente trabalhando na área hoteleira/ Itacaré-Ba

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Ola Cícera, respondendo seu questionário: Não há o porquê em se sentir constrangida, primeiro que se o cliente nao tivesse contente com seu atendimento, ao menos não daria satisfação e não voltaria. Seja simpática, dinâmica e não precisa seguir "rigorosamente" os manuais de etiqueta para que não se torne um "robô", seja natural. Principalmente dependendo da área que você trabalha, sabemos que é tanta correria no dia a dia e nem sempre temos tempo de procurar aquele vendedor que gostamos... Faça uma auto-avaliação e analise a si mesma: O que você busca em quem presta algum tipo de serviço? Faça uma lista e ponha em prática... Confie em você sempre...

    ResponderExcluir
  22. wanessa sabrina:olá sou recepcionista em uma loja de infomática,lido com clientes a todo momento ,gosto do que faço è muito interesante conhecer pessoes de de todo tipo de perssonalidade,a cada dia aprendo mais:e tambem preciso de muitas dicas.

    ResponderExcluir
  23. eu sou barista atuante, gosto de ver a satisfação no rosto dos meus clientes, exitem momentos estressantes, mas na maioria das vezes é uma honra sentir a emoção de servir, hoje faço disso um lição pois treino pessoas para serem baristas também. Tem que gostar de lidar com público.

    ResponderExcluir
  24. Um otimo texto para se aprender a lidar com cliente.

    ResponderExcluir
  25. ai eu sou secretaria de curso de inglês ha 2 anos mais não aguento mais estudo estudo todo procedimento para dar informações mais não consigo sou muito anciosa e nervosa isso me atrapalha muito ja fui chama atenção por isso talvez eu não saiba lhe dar com público.Tatiane

    ResponderExcluir
  26. trabalho nesse ramo, muitos clientes mim elogiam! mas sempre tem aquele que
    reclama do atendimento.

    ResponderExcluir
  27. sou uma pessoa timida mais gosto de trabalhar como o publico?oque faco para nao mem sentir constrangida

    ResponderExcluir
  28. gosto de trabalhar mas o povo tem preconceito por que eu sou gay

    ResponderExcluir
  29. Renatinha cececinha31 de outubro de 2012 14:07

    eu sou uma pessoa muito timida e escondo minhas ideias do funcionarios da minha empresa como serra q eu comsigo falar pra eles q la em casa eu como catarro com agua com suco de salame e meu marido e catador de reciclagem nao consigo fala isso pra eles mimha flilha chama brenda bianca e ela tem os dente torto e tem um namorado q eu acho q ele a homosexual e ele se chama alysson e trabalha na msma fabrica q ela e como eu faço vera

    ResponderExcluir
  30. Leozinho-fiidellis31 de outubro de 2012 14:29

    e nois sem frei pdm

    ResponderExcluir
  31. Hoje as pessoas ainda se sentem com receio a hora que falamos em atendimento, pois a falta de profissionalismo ainda é muito grande de algumas cidades e locais, Morro no interior de São Paulo, o atendimento é precário na maior parte da cidade, com isso pessoas com uma boa experiencia e com ótimas características ligústica sendo sempre culto e formal, saem em vantagem no comercio da cidade, trabalho faz um ano na areá comercial, e sempre estou me atualizando e procurando evoluir de forma que possa contribuir para a empresas, e também na minha carreira profissional.

    ResponderExcluir
  32. "Nos dias de hoje, as pessoas confundem uma simples área de comentários, com uma área de tirar dúvidas."

    ResponderExcluir
  33. Olá sou uma pessoa calma,e gosto muito de atender clientes.Mas estou com um problema,estou perdendo algumas ligações no pabx,o que posso fazer para atender a todos,sem perder ligações.Se não o chefe vai ficar bravo de mais.

    ResponderExcluir
  34. Timidez vem de insegurança. Estude e se informa o máximo possível sobre o assunto que estiver tratando no momento do atendimento. Torne-se uma autoridade e a pessoa atendida te olhará com respeito. A partir daí, automaticamente você se sentirá mais a vontade.

    ResponderExcluir
  35. Eu acho que o bom atendimento é fundamental, mas existem clientes sem educação,estupidos que não compreenden que o atendente esta apenas fazendo seu trabalho.nos como clientes temos que ter o mínimo de paciência tolerançia e respeito para com os funcionários que afinal lidam com todo tipo de gente tem uma carga horária puxada e lidam com o stress diariamente.!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo