Programa 5S - Aplique Em Sua Empresa!

Programa 5S

O programa 5S foi desenvolvido no Japão e pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa de qualquer lugar do mundo para de uma forma simples, melhorar a qualidade de vida, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho.







1° S – SEIRI (utilização)

O primeiro S significa senso de utilização das coisas. Devemos separar o que é útil do que é inútil, eliminando tudo o que for desnecessário. Os objetos úteis devem ser separados conforme o seu uso e o que for inútil deve ser eliminado. Organizando o local de trabalho evitamos desperdício, eliminamos material sem utilidade e liberamos espaço para se trabalhar mais à vontade e diminuindo o risco de acidentes.


2° S – SEITON (arrumação)

O segundo S refere-se ao senso de arrumação. Devemos colocar tudo em ordem, cada coisa em seu devido lugar, para que qualquer pessoa possa localizar tudo facilmente. Identificando e padronizando cada coisa por meio de etiquetas, cores, gênero e etc., facilitamos a localização, a organização e a limpeza e ainda economizamos tempo.

3° S – SEISO (limpeza)

O terceiro S significa senso de limpeza. Mais importante do que limpar é aprender a manter a limpeza, lavando e limpando os materiais e utensílios de trabalho após o uso e não permitindo o acumulo de lixo e de matérias-primas perecíveis fora do prazo de validade.

4° S – SEIKETSU (saúde e higiene)

O quarto S significa senso de saúde e higiene. De nada adianta todo o aprendizado dos 3 primeiros S se não soubermos manter a arrumação, a limpeza e a ordem de tudo. É preciso manter o ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene. Respeite os colegas de trabalho, use roupas limpas, elimine as condições inseguras e mantenha a limpeza de todos os ambientes, principalmente cozinha, banheiros e vestiário.

5° S – SHITSUKE (autodisciplina)

Este significa reeducar e aprimorar nossas atitudes positivas, tornando-as um hábito e transformando a aplicação do programa 5S num modo de vida, mesmo porque é algo que vai além do trabalho, é uma questão de cidadania, respeito ao próximo e a si mesmo.


Assinar Feed Gostou do Artigo? Assine o Feed/RSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo