Você Sabe Usar O Telefone?

A comunicação correta e completa é de extrema importância na nossa vida profissional.
Uma ferramenta indispensável para isso é, sem a menor sombra de dúvida, o telefone. Porém, algumas pessoas ainda não utilizam o aparelho de forma dinâmica e produtiva. Portanto, relacionei algumas dicas para a utilização adequada do telefone no ambiente de trabalho.



Veja abaixo:
  • Ao ligar para um cliente, fornecedor, etc, seja sempre objetivo(a).
  • Tenha o assunto a ser tratado anotado em um papel, com começo, meio e fim.
  • Não desvie a conversa para assuntos não relacionados ao motivo da ligação.
  • Apresente-se com seu nome e o nome da empresa, para fazer e receber ligações.
  • Se cair na secretária eletrônica, deixe recado com seu nome e telefone para retorno.
  • Ao anotar recados, marque o nome e telefone de quem ligou, a data e a hora.

Além disso, há também alguns detalhes de linguagem que podem fazer diferença no contato telefônico:

  • Algumas pessoas, ao atender uma ligação - quando o interlocutor quer confirmar se é a pessoa certa e pergunta, por exemplo: "É o Sr. Osvaldo?" - respondem "É Ele", ou seja, referindo-se a si na terceira pessoa, isso dá uma conotação de arrogância. Portanto, se você for a pessoa, diga: "Sou Eu.".

  • Você atende uma ligação que é para outra pessoa, então quando quem ligou pergunta pela pessoa, você responde perguntado: "Quem Gostaria?". Infelizmente, nem sempre quem liga gostaria de estar do outro lado da linha, pois talvez tenha que dar uma notícia ruim, então pergunte: "Quem Quer Falar?".

  • A ideia de uma ligação telefônica objetiva é de resolver alguma questão naquele determinado momento, então não diga: "Eu Queria" e sim: "Eu Quero", dando uma conotação mais imediatista.

  • Há um vício de linguagem muito comum hoje em dia que é o: "Qual Seria?". Se você atender uma ligação para outra pessoa e for passá-la no exato momento, pergunte: "Qual É O Assunto/Motivo?", se for anotar um recado para retorno do contato, pergunte: "Qual Será O Assunto/Motivo?". O tempo verbal "Seria" dá a ideia de algo que era para ser e não foi.

E para completar, nunca deixe quem estiver do outro lado da linha esperando por muito tempo, principalmente se for no modo de espera com música, é sempre uma música irritante e cansativa. E também não seja do tipo que fala sem parar, como uma "metralhadora de palavras", saiba ouvir também, dê chance ao interlocutor para falar.


3 comentários:

  1. ADOREI AS DICAS DE ATENDIMENTO AO TELEFONE ASSIM ME TORNAREI UMA PESSOA MAIS DINÂMICA...
    OBRIGADA VCS SÃO DEMAIS!!!!
    KELLY CRISTINA

    ResponderExcluir
  2. obrigada!EXCELENTE..

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essas dicas de atendimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar Ao Topo